O mundo tem chance de melhorar (pelo menos, no software)?

Esse é aquele tipo de pergunta que você sabe a resposta logo de cara, mas não tem coragem de dizer a resposta. Mas a verdade é que acho que o mundo não vai melhorar, e todo o trabalho desse site vai ser em vão de alguma forma.

Eu fiz esse site com o intuito de reclamar pra caralho sobre coisas que eu acho uma merda (e ter um pouco de comédia), mas também com o intuito de fazer pessoas se questionarem sobre o hardware/software que usam, com a uma esperança vã de que realmente as coisas comecem a mudar. Mas a verdade é que muitas coisas não dependem dos programadores, e sim da mentalidade dos usuários, e isso é algo extremamente difícil de mudar, ainda mais quando o jeito alternativo que você propõe exige um conhecimento mais técnico (e até um pouco filosófico) sobre o que um computador é de fato, imagine tentar convencer um usuário de iPhone a usar terminal, por exemplo, um esforço inútil. E é isso que ninguém quer falar: um usuário iletrado faz mais mal pela tecnologia do que qualquer programador irá fazer.

Não vai ser o Bill Gates, Stallman, Torvalds que vai foder com a tecnologia, e sim os usuários que incentivam merdas sem ao menos saber. Advinha o que fez os poderosos entenderem que podem fazer telemetria de tudo sem problemas? Leis? O meu caralho, foi o usuário cagando pra isso por efeito manada ou por causa de algumas conveniências que o software deu. E nem preciso ir muito longe, os mesmos usuários aceitam pagar por um computador de R$ 6000.00 por causa de um software. "O Windows trava, mas todo mundo usa, então não é problema do Windows, e sim do meu computador que é uma merda", quantas milhares de vezes você já viu um usuário cagando isso pela boca? Isso incentiva que softwares lixos sejam criados, e até fode com a mentalidade dos programadores, pois são esses mesmos usuários que podem se tornar programadores no futuro.

Então, se você quer ver o rumo que a tecnologia está tomando, basta ver os usuários da tecnologia. Tente imaginar o usuário médio de agora. Você consegue ver o usuário se preocupando com o uso em memória RAM, telemetria, performance? Você consegue ver a mentalidade dos usuários melhorando, querendo automatizar o seu trabalho? Eu não, por isso também não consigo ver a tecnologia tomando um rumo melhor.